Rosa de Luz - Blog - Artigo: Aromaterapia: tratamentos e formas de uso

Aromaterapia: tratamentos e formas de uso

Como já falamos em artigos anteriores, a aromaterapia é o uso dos óleos essenciais que podem beneficiar nossa saúde física, emocional, mental e também energética. Os óleos essenciais são ricos em princípios ativos naturais que, quando inalados, enviam uma mensagem ao sistema límbico, parte do sistema nervoso responsável pelo emocional, promovendo de imediato uma resposta psicológica e as moléculas absorvidas também chegam ao sangue e são distribuídas aos órgãos e células.

Como todos os óleos possuem um aroma acentuado, mesmo nos usos exclusivamente tópicos eles serão ao mesmo tempo inalados, ou seja, sempre ocorrerão os dois tipos de absorção.

Os óleos são a farmácia natural que o reino vegetal nos oferece, e eles possuem muitas propriedades as quais já conhecemos em remédios alopáticos como: bactericida, antifúngicos, antivirais, antioxidante, imunoestimulantes, hipotensor, hipertensor, enfim tudo aquilo que o homem reproduziu e encapsulou.

Para entendermos melhor vamos usar como exemplo o óleo de hortelã, um dos mais indicados para enjoos, náuseas, gases e má digestão. O simples fato de inalar rapidamente já pode aliviar os sintomas, devido às suas propriedades carminativas e estomáquicas.

Por outro lado, o hortelã também pode auxiliar em casos de congestão nasal, sinusite, gripes e resfriados, pois também possui ação expectorante, antisséptica e antiviral. Neste caso, podemos utilizá-lo em um colar olfativo ou mesmo um spray para o ambiente. Já num creme poderíamos nos beneficiar melhor do seu efeito analgésico e anti-inflamatório para dores musculares, por exemplo.

Emocionalmente, ao inalarmos o hortelã, nos sentimos mais revigorados, especialmente descongestionando o cérebro, clareando nossos pensamentos, auxiliando inclusive a concentração.

Neste exemplo, vemos o quão ampla é a aromaterapia e as suas formas de utilização.

Há muitos anos, além da área terapêutica, os óleos também são utilizados na área de estética em cosméticos e perfumes.

O aromaterapeuta deverá trabalhar de acordo com a necessidade do cliente, de forma personalizada, utilizando um óleo ou uma sinergia (combinação de vários óleos) com propriedades similares ou complementares e verificando as contraindicações para que não haja nenhum risco durante o tratamento.

Rosa de Luz - Autora: Janaina Sauer Rosa

Janaina Sauer Rosa

Publicitária, pós-graduada em administração, questionadora, inquieta e hoje, como naturoterapeuta, busca constantemente entender mais a si e ao Ser Humano, a nível espiritual, emocional e mental.