Rosa de Luz - Blog - Artigo: Porque os óleos essenciais afetam nossas emoções?

Porque os óleos essenciais afetam nossas emoções?

Muitos aromas nos remetem à alguma situação que irá gerar uma sensação agradável ou não e de alguma forma percebemos que somos afetados por esse aroma. Isso ocorre desde o nosso nascimento, pois o olfato depende apenas de uma molécula odorífera, que é registrada pelo cérebro, quando o ar é inalado, ou seja, antes de nos tornarmos conscientes daquele odor, ele já invadiu o nosso organismo. O olfato é a via principal de absorção dos óleos essenciais, pois apenas ao abrir o vidro do óleo já se está inalando o mesmo. Mas vejamos como funciona essa conexão olfato e sentimentos.

Quando inalamos o ar, ele se aquece e qualquer molécula odorífera se dissolve no muco das fossas nasais e captadas pelos receptores do epitélio olfativo. Essas células são terminações nervosas, o único lugar no corpo humano onde o sistema nervoso central está exposto e em contato com o ambiente.

Cada célula olfativa possui minúsculos cílios equipados com células receptoras. Quando uma molécula entra pela narina ela busca entre uma infinidade de cílios (cerca de 80 milhões), em qual irá se encaixar, assim como uma combinação de chave e fechadura, promovendo o reconhecimento do aroma.

O nervo olfativo envia os sinais para as áreas superiores do cérebro quando alcança o sistema límbico (composto por amígdala, tálamo, hipotálamo, glândulas pituitária e pineal e hipocampo), que estão ligados diretamente as emoções, particularmente prazer, a dor, a raiva, o medo, a tristeza e a libido, bem como a memória (tanto longo quanto curto prazo), padrões de comportamento, aprendizado e atividade cerebral. Portanto, agora entendemos porque ao inalar um aroma realmente ocorre uma influência nos nossos sentimentos e consequentemente nos nossos comportamentos e estado psicológico.

Desta forma compreendemos como os óleos essenciais podem auxiliar a equilibrar nossas emoções, portanto é importantíssimo buscar informações com um profissional qualificado que poderá indicar o melhor óleo essencial para alcançar o bem estar.

Rosa de Luz - Autora: Janaina Sauer Rosa

Janaina Sauer Rosa

Publicitária, pós-graduada em administração, questionadora, inquieta e hoje, como naturoterapeuta, busca constantemente entender mais a si e ao Ser Humano, a nível espiritual, emocional e mental.