Você sabe se as ervas, temperos e especiarias que você compra tem qualidade? Você pode não estar colocando exatamente o que almeja nos seus pratos.
As ervas, temperos e as especiarias sempre foram muito valorizados, quem nunca ouviu falar da rota das especiarias, boa parte dessas joias vem do Oriente, principalmente Índia e China e alguns já valeram mais do que o ouro. E elas não fogem a regra, tudo o que é valorizado corre o risco de adulteração.
Elas são valorizadas pois dão um sabor todo especial aos pratos, mas seus benefícios vão além, várias delas contribuem para a nossa saúde, trazendo consigo várias propriedades muito almejadas por nós.
Mas para ter os benefícios no nosso prato, precisamos tomar cuidados ao comprar essas ervas e especiarias, evite comprar:
ervas e especiarias moídas, trituradas, ou em pó
evite comprar a granel
o preço as vezes não compensa, pois há riscos de não ter os benefícios.
Para se ter uma ideia o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, já realizou algumas pesquisas e avaliou amostras de cúrcuma, gengibre, noz-moscada, páprica e pimenta do reino. A maioria das adulterações são realizadas com com adição de milho ou amido de milho, mas também há o problema de outros contaminantes como fragmento de insetos.
Esses produtos não poderiam ser vendidos como cúrcuma e sim "produtos a base de cúrcuma", aliás esta tem sido uma jogada da indústria alimentícia, sempre que houver essa citação, fique atento e analise o rótulo.
Nós falamos sobre a qualidade de especiarias em nossos cursos há muitos anos, pois vários alunos e clientes buscam comprar esses produtos, seja, para uso culinário ou preparos fitoterápicos, mas se ele estiver adulterado, você não terá o benefício.
Para que você garanta a qualidade dos temperos e das especiarias, dê preferência para moer ou triturar na hora do uso e por que não plantar alguns de seus temperos favoritos?
Fica a dica!
Janaina Sauer Rosa
Aromaterapeuta CertAroma ABRAROMA P245-C0004
Sinaten CTN-SP 02391
Terapeuta atua com diversas ferramentas como mesa radiônica, terapia floral pelo sistema de Saint Germain, aromaterapia e harmonização de chakras, reiki, bioenergética, fitoenergética, thetahealer dentre outros.
Idealizadora e proprietária da Rosa de Luz.
Comments