Óleo essencial NÃO está na planta
- Janaina Sauer Rosa
- 16 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2024
Não se espante é isso mesmo, na planta existe o volatiloma.

As chamadas plantas medicinais, incluindo as plantas aromáticas, produzem ativos, bioativos ou princípios ativos em seu metabolismo secundário, que podem ser diversos, como: taninos, flavonoides, alcaloides, saponinas, mucilagens, pigmentos, ceras, ácidos graxos e volatiloma.
Na aromaterapia o principal é o volatiloma que é o conjunto de compostos orgânicas voláteis. Na realidade o que ocorre é que nem todas as moléculas presentes na planta passam pelo processo de obtenção compondo o óleo obtido ao final do processo. Além disso, algumas moléculas podem ser transformadas durante o processo de destilação, isso é mais raro, mas ocorre por exemplo com a matricina que está presente na camomila enquanto planta, mas que quando passa pelo processo de destilação se transforma em camazuleno que proporciona a cor azul ao óleo essencial.
Portanto o correto é que na planta temos o volatiloma, que é o conjunto de compostos orgânicos voláteis, e após o processo de extração aí sim obtemos o óleo essencial.
Conta para mim você já sabia disso?
Quer entender todos esses detalhes para a prática da aromaterapia? Veja o curso Aromaterapia: bases para o uso seguro e consciente.
Janaina Sauer Rosa
Aromaterapeuta certificada pela Abraroma P245-C004
Terapeuta Holística - Sinaten CTN/SP 02391
Comments